American Airlines

American Airlines fecha 2020 com prejuízo de US$ 2,2 bilhões

A pandemia fez com que empresas dos mais variados setores amargassem um ano de prejuízos em função das medidas restritivas necessárias para evitar a maior disseminação do novo coronavírus. Entre os negócios mais atingidos estão as companhias aéreas, empresas que atuam em todo o transporte público urbano e os setores ligados à cultura. A American Airlines, por exemplo, fechou 2020 com um prejuízo bilionário. Confira algumas dicas da Fórmula de Gestão sobre medidas fundamentais para superar um cenário de adversidade e deixar os prejuízos para trás.

Uma das maiores companhias aéreas do mundo, a American Airlines fechou 2020 com um prejuízo de US$ 2,2 bilhões. A empresa também viu a sua receita encolher. Ela caiu 64% em comparação com 2019. É claro que um cenário assim é muito complicado, mas há como reverter esse tipo de situação. A solução está em uma análise e gestão financeira que torne a empresa saudável novamente.

Crise, quedas nos lucros e prejuízo: que medidas a empresa pode tomar?

Primeiramente, é necessário saber diagnosticar a crise no negócio e entender que não tem como “tapar o sol com a peneira”. Uma crise de mercado gera queda nos lucros da empresa e, se nada for feito, a crise se instala na empresa. Essa situação costuma ficar visível quando o negócio começa a registrar prejuízo. Quando isso acontece, as empresas não podem tentar “mascarar” a crise. É preciso encarar a situação, por mais difícil que seja a situação do negócio. Como é o caso da American Airlines.

Não há uma receita pronta para que uma empresa consiga sair do prejuízo e crescer novamente porque cada organização tem as suas particularidades. No entanto, podemos elencar algumas medidas que são essenciais:

–  Descubra onde se encontram os gargalos do caixa e saiba que itens são cruciais para o andamento da produção;

– O corte de custos é mais do que necessário. O empresário deverá fazer escolhas que vão determinar a sua sobrevivência;

– Se a sua empresa está registrando prejuízo, seja transparente! Mostre qual é a sua realidade para os colaboradores e fornecedores. Isso acaba ajudando a acalmar os ânimos;

– Invista na sua equipe! Com um time de colaboradores mais reduzido por causa da crise, os membros da equipe que continuaram devem se sentir valorizados. Lembre-se que a motivação deles nesse momento é fundamental para manter uma boa produtividade;

– Renegocie suas dívidas: faça uma redução estratégica das dívidas, negocie com os credores. Aproveite ainda as oportunidades que o governo está concedendo para adiar o pagamento de alguns tributos.

Agora vai uma dica de ouro para fazer com que uma empresa saia do prejuízo: contrate uma consultoria especializada em gestão administrativa/financeira como a Fórmula de Gestão para te auxiliar. Esse fator externo é muito importante porque o gestor de fora não tem o apego emocional com funcionários e fornecedores, isso é algo que pode atrapalhar a revisão de contratos e cortes que devem ser feitos. Ao longo da trajetória de uma empresa é normal que sejam formados elos e relações.

Processo de turnaround bem feito pode tirar empresas do prejuízo

Depois de fazer um diagnóstico robusto que investiga e analisa todas as razões que levaram a empresa a ter prejuízo, a Fórmula de Gestão apresenta um plano de recuperação que é chamado de Turnaround. Ele começa com a identificação dos pontos de perda de dinheiro e implementação de estratégias para estancar os sangramentos. Alguns dos problemas mais detectados são: desequilíbrio na folha de pagamentos, impostos pagos indevidamente, estoque em excesso, negociações desvantajosas com credores, má negociação de juros de financiamento, etc.

O turnaround feito pela Fórmula de Gestão que tira empresas do prejuízo se apoia ainda no uso de ferramentas avançadas baseadas na análise de KPIs conjugado com a tecnologia de BPMS. Além disso, a Fórmula de Gestão tem um ERP próprio chamado Maestro. A implementação de todas essas ferramentas se dá de forma conjugada com a atuação de consultores e executivos experientes e capacitados. 

O processo de um turnaround, se levado a cabo e por completo, pelo tempo que for necessário, pode levar uma empresa, que estava indo em direção à falência com acúmulo de prejuízo, a ganhar sobrevida, e reinventar-se. Essa “virada” da empresa pode demandar a venda de ativos, a eliminação ou readequação de departamentos de acordo com essa graduação e necessidade dentro da estrutura, entre outras medidas. 

Na Fórmula de Gestão você pode confiar! Atuamos na reestruturação empresarial de negócios dos mais diversos setores da economia há 10 anos. Nós ainda aportamos capital no seu negócio por meio de parceiros no mercado financeiro. Ficou interessado? Entre em contato conosco e tire a sua empresa do vermelho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *