Antecipação De Recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma ajuda para que uma empresa consiga se manter no mercado, principalmente para ter capital de giro e poder atender seus clientes que precisam de prazo para pagar. Normalmente as empresas recebem em 30, 60 ou 90 dias, mas grandes empresas, como a Ambev, em alguns contratos com clientes nossos, que tivemos a oportunidade de contemplar pagam em até 180 dias.

Mas a prática principal de antecipação de recebíveis, ou a mais comum, é a de antecipação de compras a prazo no cartão de crédito. 

O Que É A Antecipação De Recebíveis?

Essa antecipação se refere à oportunidade de receber imediatamente um pagamento que demoraria para se concretizar. Basta imaginar o clássico caso das compras feitas a prazo, o qual pode se estender por vários meses. É uma prática regulamentada pela resolução Nº 4734 do Banco Central do Brasil (pode ser lida aqui). 

Como a Antecipação De Recebíveis Funciona na Prática?

Imagine que você efetuou uma venda de R$10 mil parcelada em 10 vezes. Você pode antecipar o valor das parcelas e receber a vista

Ao antecipar o valor, você passa a ter o valor disponível instantaneamente, o que fortalece o capital de giro do negócio. Sim, o processo em si é muito simples. No entanto, existem alguns pontos que merecem a sua atenção, conforme mencionado adiante.

Com a nova resolução mencionada anteriormente, o processo ficou ainda mais flexível. Antes era limitada, mas agora pode-se utilizar de maneira mais aberta e transparente. O seu recebível é automaticamente registrado em uma Registradora de Recebíveis e fica documentada a vinculação ao seu estabelecimento comercial.

Isso é libertador para a negociação, pois essas Registradoras não são antecipadoras, apenas registram a operação, de maneira que você pode antecipar parte do que vai receber em diferentes instituições e na quantidade que desejar.

Não existe mais a trava bancária (antes você só podia antecipar parte dos seus recebíveis e o restante ficava “travado” na instituição) e o comerciante pode antecipar uma parte em um banco, e o restante em uma securitizadora ou em um FIDC, o que lhe for mais conveniente. Isso gera uma competitividade maior e mais ofertas e vantagens para quem quer antecipar um recebível. 

O Que Considerar Antes De Antecipar Os Valores?

As antecipações de recebíveis são feitas mediante o pagamento de um porcentual do total a ser adiantado. Voltando ao mesmo exemplo de R$10 mil, o total antecipado sofre um desconto, de acordo com a porcentagem definida.

Essa é a condição para que a transação seja efetivada. Logo, você precisa ficar atento à taxa exigida antes de confirmar o pedido do serviço.

Quais os tipos de Antecipação De Recebíveis?

Existe a clássica antecipação do cartão de crédito, que já é oferecido diretamente pelas operadoras. Com o surgimento das Fintechs, pode-se escolher entre as melhores taxas.

Também é possível se antecipar boletos e cheques, se bem que estes últimos sejam cada vez mais raros no mercado.

Em outro artigo explicamos com um pouco mais de profundidade o chamado Desconto de Duplicatas, que inclusive menciona os degraus de desconto, que começam em bancos de primeira linha, passam por FIDCs e vão até as Factorings. Cada um deles com um grau maior de risco para o credor e um custo mais alto para o cedente.

Há também uma modalidade que é uma antecipação por contrato. Alguns FIDCs por exemplo aceitam adiantar valores futuros especificados em um contrato de prestação de serviços, não havendo no caso a duplicata, que depende de um boleto.

Qual a diferença entre antecipação e empréstimo?

A diferença é que a antecipação é um dinheiro que já é seu em um tempo futuro, e você está comprando, por uma porcentagem, esse tempo. Recebe um pouco menos (%) do que receberia. Enquanto em um empréstimo você “aluga” o dinheiro de alguém e paga no futuro, pagando um pouco mais do que recebeu.

Qual É A Grande Vantagem De Antecipar Recebíveis?

Você pode antecipar os recebíveis em diversos momentos. Merece destaque o período de sazonalidade do negócio, ou seja, quando o volume de vendas diminui consideravelmente. Esses meses ruins (financeiramente) podem ser compensados por conta da antecipação de recebíveis.

O recurso também é uma ótima forma de, em um primeiro momento, lidar com uma inadimplência descontrolada. Com a antecipação dos valores, você não atrasa o pagamento dos fornecedores. Enquanto isso, é válido conceber maneiras de gerenciar a taxa de inadimplência dos próximos meses.

O Que Não Pode Faltar Antes De Recorrer A Esse Recurso?

A antecipação de recebíveis é uma excelente solução, mas deve constar no planejamento estratégico e financeiro da empresa. Com isso, você estabelecerá um limite para usar o recurso, pois a frequência de utilização precisa ser baixa e prevista pelo planejamento.Isso porque se houver um excesso de antecipação e a empresa for surpreendida por um revés de mercado, pode gerar um desencaixe financeiro.O planejamento deve estabelecer exatamente em quais situações a solicitação de antecipação de recebíveis entrará em ação.

Como Realizar A Antecipação De Recebíveis De Uma Maneira Tranquila?

Como comentado anteriormente, o presente recurso é utilizado com o intuito de reestruturar o caixa das empresas. Porém, a antecipação de recebíveis precisa ser efetuada com um olhar ao planejamento financeiro de longo prazo. Ao tomar esse cuidado, a sua empresa não sofrerá surpresas desagradáveis.

Antecipação De Recebíveis Online

Que a antecipação de recebíveis pode alavancar suas vendas e aumentar sua capacidade de renovação de estoque ou matéria prima, você já sabia, agora pode ampliar o seu negócio com antecipação de recebíveis de forma on-line e sem burocracia. Como a nova norma flexibiliza a operação, algumas Fintechs e bancos simplificaram o processo. Os recebíveis antecipados ficam com esse status na Registradora em nome de uma instituição financeira com a qual você antecipou, e isso evita a insegurança de antecipação duplicada, o que antes engessava a operação.Não só é possível que todo o processo seja automatizado, como também existem ferramentas de apoio muito boas, como simulador de antecipação de recebíveis, onde é possível escolher entre período e valor, o que faz uma grande diferença nessa decisão. 

Quando Utilizar e quando Não Utilizar a antecipação De Recebíveis

É importante pensar na equação margem X volume. Se sua empresa tem a lucratividade voltada para uma margem de lucro maior por venda, antecipar é mais acertado do que se a empresa tem uma margem menor mas lucra no volume, pois se a antecipação for para reposição de estoque, por exemplo, a empresa pode estar “queimando” dinheiro pois compromete a margem futura.

Desse modo, você evita o risco de tomar decisões precipitadas, as quais só piorarão o cenário atual. Antes de adotar a antecipação de recebíveis, é necessário pensar em todos os detalhes relacionados à operação.

Como contabilizar antecipação de recebíveis?

As entradas advindas da  antecipação de recebíveis são registradas no balanço patrimonial como parte do ativo. É apenas mais uma das operações contábeis relativas às cobranças a prazo que deverão ser feitas aos clientes da empresa. 

Mas é muito importante manter registros tanto no modelo contábil como no demonstrativo de movimentação de caixa para que não se perca o controle do financeiro.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender um pouco mais sobre antecipação de recebíveis, e esperamos comentários ou dúvidas no espaço abaixo para que possamos interagir com você.

Conheça nosso trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *