Choque De gestão – Significado

O choque de gestão já é uma política conhecida por algumas administrações públicas que tiveram que aplicar esse recurso para se salvar de uma grande crise financeira. No entanto, o método também é um grande aliado de empresas que estão em crise profunda.

Apesar de ser formado por medidas duras, o choque de gestão pode ser uma incrível jogada para evitar uma futura recuperação judicial e elaborar um planejamento estratégico para devolver o poder de concorrência no mercado para determinada empresa.

Choque de Gestão: o que é e quando aplicar?

Durante a vida de um negócio, é possível que a empresa passe por alguns problemas em seu planejamento estratégico, o que podem ser ocasionados por erros de leitura da sua “persona”, ou seja, seu público-alvo, ou ainda por um produto mal posicionado e colaboradores desmotivados para trabalhar.

Para que a empresa consiga se manter viva no mercado empresarial sem um prazo de validade, é necessário que os gestores reavaliem suas práticas e tentem enxergar os erros durante esse planejamento.

Aplica-se um choque de gestão geralmente quando uma empresa já vem tendo perdas financeiras significativas durante o mês, é uma forma de salvar o negócio do precipício sem precisar recorrer a recuperações judiciais.

Ao optar pelo choque de gestão, os gestores precisam estar conscientes que irão aplicar medidas duras e nem sempre fáceis de absorver em um primeiro momento.

Corte de folha

Uma das medidas aplicadas por esse método é a demissão em massa no quadro de colaboradores. Essa ação enérgica geralmente consegue identificar alguns gastos que a empresa pode poupar, preservando somente os setores mais essenciais para a continuação do negócio. Essa medida deve ser tomada com acompanhamento estratégico do RH, para que não sejam cortados os colaboradores mais produtivos.

Reorganização de talentos

Não basta apenas cortar colaboradores. O choque de gestão compreende também desafiar os colaboradores que foram preservados a diversificar suas atividades, mudar de departamento, rever funções e aumentar a sua produtividade. Geralmente novas lideranças despontam nesse momento.

Corte de equipamentos

Outra medida que gestores adotam, quando realizam o choque de gestão, é a diminuição de equipamentos. Por exemplo, se a sua empresa tem uma frota de veículos que dá muito gasto, pode vender a frota e locar apenas o necessário. Ou se a empresa anda gastando muito com diferentes softwares e não vem obtendo bons números no âmbito digital, talvez seja o momento de contratar um único sistema que consiga englobar todo o necessário.

Dessa maneira, além da economia nas contas mensais da empresa, os gestores poderão ter um maior controle das demandas dos colaboradores e podem voltar a estimular a produtividade dos funcionários de maneira eficaz.

Corte de produtos

Por fim, diminuir os produtos ofertados pela empresa no mercado durante o choque de gestão é uma excelente estratégia para reavaliar o público-alvo e entender os erros cometidos pelo marketing.

Ao manter apenas os produtos que garantem retorno financeiro, a organização pode ter um alívio de capital e ainda contar com algum prazo para elaborar um planejamento de curto prazo, valorizando melhor os profissionais que continuaram cumprindo com suas tarefas.

Benefícios de um choque de gestão.

Um dos grandes benefícios de se aplicar o choque de gestão é a mitigação de danos negativos à saúde financeira da empresa. Ao conseguir identificar os erros que ocasionaram a crise, o retorno de valor é praticamente certo.

Com esse retorno competitivo ao mercado, a empresa poderá se beneficiar também de novas parcerias no setor que atua, transformando sua comunicação interna e externa, e personalizando o relacionamento interpessoal.

Atualmente, para uma empresa se manter sempre competitiva, é necessário saber quando e onde investir dentro dos negócios, e o choque de gestão, ainda que seja uma drástica medida, pode servir como um grande fio condutor para o sucesso da marca, que vigorará por anos e pode trazer grandes oportunidades futuras.

Conheça nosso trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *