O Desabafo do empreendedor brasileiro alberto saraiva presidente da rede de lojas habib’s

ALBERTO SARAIVA, GESTOR E PRESIDENTE DO HABIB’S E DE 6 OUTRAS EMPRESAS

Alberto Saraiva, empreendedor brasileiro presidente da rede de lanchonetes Habib’s, há algum tempo viralizou na internet com um desabafo supostamente feito por ele. Mas foi comprovado através de sua assessoria de imprensa que o mesmo não era de sua autoria (confira o link no final do artigo). Entretanto, com a atenção voltada para esse empreendedor de sucesso, vamos falar sobre seu nome, contribuição para a sociedade econômica e suas habilidades de gestão de crise e assessoria empresarial.

QUEM É ESSE EMPRESÁRIO?

A Incrível História de Alberto Saraiva

Alberto Saraiva é cidadão brasileiro, porém é nascido português. Veio de Portugal para o interior do Paraná com 1 ano de idade e aos 17 mudou-se com a família para São Paulo, pois almejava estudar medicina. Por 5 vezes tentou ingressar na faculdade e não conseguiu, até que finalmente iniciou seus estudos formais.

UMA PADARIA NO BRÁS

Assim, dividia o trabalho entre ajudar o pai em sua padaria, no Brás, e estudar para a graduação.

Porém sofreu UM BAQUE!

Seu pai foi assassinado durante um assalto ao estabelecimento.

Com isso, desestruturado, Alberto Saraiva deixou a faculdade e passou a dedicar-se somente a administrar a padaria, que era a pior do bairro.

Empenhado em mudar essa realidade, Alberto teve uma ideia. Passou a vender muito mais barato para tentar atrair mais clientes. Então, seu preço baixou 30% em relação às tabelas de mercado, conforme o próprio Saraiva conta em seus depoimentos. Parecia insano. Contudo isso chamou uma clientela assídua, mesmo os outros padeiros começaram a comprar dele e revender em condomínios e restaurantes. Era mais vantajoso! Dessa forma, de algumas dezenas, a padaria passou a vender milhares de pãezinhos por dia. Havia pão quente toda hora e, eventualmente, a padaria de Alberto Saraiva passou a ser a melhor do bairro. Depois de dois anos, Alberto retornou à faculdade e formou-se em medicina.

HABIB’S E MAIS 6 EMPRESAS

Alberto Saraiva, desde então, é um figurão do mundo dos negócios, que aparece num top 5 de empreendedores brasileiros de sucesso, e também é Médico formado pela Santa Casa. Desistiu da carreira por força do destino e essa mesma força o conduziu do anonimato para o destaque ao lado de nomes como Abílio Diniz e Jorge Paulo Lemman. Hoje ele é presidente do Habib’s, do Ragazzo, da Arabian Bread (pães), da Ice Lips (sorvetes), da Promilat (laticínios) e da Vox Line (telemarketing).

Além disso, tornou-se referência em gestão de crise e consultoria de gestão empresarial. Isso dá sentido ao pedido de consultoria de gestão,que está mais para aconselhamento, que Alberto Saraiva recebeu do Governo do Estado de São Paulo. Ele é autoridade quando o trabalho é administrar.

ALBERTO SARAIVA PRESTA AUXÍLIO DE GESTÃO AO ESTADO

Alberto Saraiva, em entrevista para a Época NEGÓCIOS, fala de sua interação com o Governo do Estado de São Paulo para auxiliar na solução de problemas de atendimento do setor de saúde no Estado.

POR QUE O GOVERNO QUER SUA AJUDA?

Alberto Saraiva, conforme contamos acima, ao assumir a lastimável padaria, concebeu uma forma arriscada e genial de melhorar a situação do empreendimento.

Primeiramente assumiu uma política de preço baixo tão arrojada, que passou a vender tanto, que o seu Ciclo Financeiro era rápido como nunca.

PRA QUE ESPERAR?

Entretanto falar em preço baixo no assunto de serviço público é um pouco paradoxal.

Falamos de outra expertise de administração de empresas.

Eis o que apontou para Saraiva como alternativa: à política de acabar com as filas!

Isto é, os negócios de Alberto Saraiva atendem um grande contingente de pessoas, mas isso só é possível por uma inteligência logística presente.

Uma série de ações como capacitar os atendentes e triagem dinâmica são diferenciais que permitem que restaurantes como o Habib’s, por exemplo, quase nunca tenham fila.

Com toda a certeza, Alberto Saraiva conhece de perto a realidade hospitalar.

Por isso reconheceu que o plano de ações que tem como segredo de seu bom atendimento poderia ser compartilhado com o setor de saúde e acabar com pelo menos 70% do dilema das filas hospitalares em geral.

Afinal história de Alberto Saraiva demonstra que intervenções básicas para a simplificação de processos pode mudar a realidade de uma empresa.

Como você pode mudar a realidade do SEU EMPREENDIMENTO?

“A simplicidade tende ao desenvolvimento, a complexidade à desintegração”.

Peter Drucker

O pai da administração moderna.

CONFIRA NOSSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

Somos uma consultoria de reestruturação empresarial com expertise em diversos segmentos e com profissionais capacitados para te dar assessoria total em gestão e finanças.

Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *