puzzle, money, business

Recursos Financeiros De Uma Empresa: como gerir

Você sabe gerir os recursos financeiros de uma empresa? Todo gestor conhece bem esta expressão, afinal, eles estão entre os principais a serem gerenciados. Porém, você sabe bem o que são? Ao contrário do que se pensa, ele não se limita apenas a dinheiro.

Portanto, se você tem alguma dúvida sobre a definição de recursos financeiros este traz tudo sobre o assunto. Entenda o conceito, quais são os principais e como gerenciar este recurso crucial.

Qual é a definição de recursos financeiros?

Em primeiro lugar, um recurso é tudo aquilo que é usado para se obter o que pretende. Ou seja, tudo aquilo que uma empresa usa para produzir o seu trabalho é um recurso. Entre os principais estão os materiais, humanos e, é claro, o financeiro.

Contudo, o dinheiro em espécie, ou capital, não é o único recurso financeiro que a empresa tem a sua disposição, apesar de parecer que sim. Alguns exemplos são depósitos bancários e títulos, que também são recursos.

Em outras palavras, os recursos financeiros são ativos que tem um certo grau de liquidez. Outra característica, é que eles podem ter uma origem financeira ou monetária.

Qual é a diferença entre operação financeira e monetária?

Esta diferença fica mais fácil de entender com um exemplo. Digamos que você compre um pão de queijo em uma lanchonete. Está é uma relação monetária, pois você trocou um produto por dinheiro imediatamente.

Agora, imagine que você empresta este dinheiro para um amigo comprar o pão de queijo. Porém, em troca ele devolve o que pegou emprestado e mais um pão de queijo da próxima vez, como agradecimento. Esta é uma operação financeira, pois existe o fator do tempo e dos “juros”, que podem ser entendidos como o pão de queijo extra.

Portanto, na definição de recursos financeiros entram ambos. O capital que a empresa tem a sua disposição com a venda de produtos, e também todas as operações financeiras possíveis.

Como gerenciar os recursos financeiros de uma empresa?

Nesse sentido, fica claro entender por que a gestão de recursos financeiros de uma empresa é um pouco mais complexa. Do mesmo modo que é preciso gerenciar o que existe em caixa, é preciso analisar o entorno.

Dessa forma, a empresa precisa gerenciar toda a entrada e saída de recursos. O objetivo é entender como está o fluxo de capital, não somente hoje, mas no futuro. Por isso, definições com o fluxo de caixa são essenciais. O gestor que quer gerenciar os recursos financeiros da empresa com sucesso precisa ter uma visão geral de cada um deles.

Quer encontrar as melhores formas de gerenciar os recursos financeiros da sua empresa? Então, confira os artigos do nosso blog e descubra como!

Como gerir os recursos financeiros de uma empresa?

Portanto, como vimos, os recursos financeiros de uma empresa não é apenas o dinheiro que ela tem em caixa. Igualmente importante são definições como o fluxo de caixa, e todas outras operações para gerar capital. Estas operações incluem empréstimos, formas de negociar as dívidas e diversas outras.

Antes de qualquer coisa, o primeiro passo para a gestão dos recursos financeiros de uma empresa é planejar. Com este hábito, o gestor pode definir quais são os principais objetivos e metas. Apenas assim, ele pode entender quais são as formas de alcançá-lo.

Todo planejamento começa com um objetivo maior, seguindo para estratégias que permitem alcançá-los. Por último, são traçadas métricas que ajudam o gestor, a saber, que ele está no caminho certo.

Uma vez que o plano esteja traçado, o gestor pode entender quais são os recursos financeiros de uma empresa que mais se adéquam ao seu problema. Por exemplo, ele pode investir no mercado de capitais, se for uma boa oportunidade. Além disso, também pode negociar as dívidas ou encontrar formas mais eficientes de lidar com elas.

Neste momento, não é preciso ser um gênio da economia. Afinal, existem outros profissionais que podem ajudar a usar os recursos financeiros de uma empresa da forma que seja mais eficiente. Porém, o trabalho do gestor é saber que eles existem, para encontrar a melhor forma de implementá-los.

Quais são as principais ações de gestão de recursos financeiros de uma empresa?

Com base nestes objetivos, existem algumas ações básicas de gestão de recursos financeiros de uma empresa.

O principal é o controle de fluxo de caixa, pois ele garante que você sabe tudo que entra e sai do seu negócio. Além disso, é crucial uma gestão de pagamentos e cobranças, para que você receba o que é devido.

Outro trabalho crucial é sempre ficar atento ao capital de giro. Este é o recurso que a empresa tem literalmente em caixa, usado para pagar as contas no dia a dia. Também é importante que a organização faça um controle periódico dos resultados para saber como está sua saúde financeira.

Em um determinado problema, a empresa tem diversas soluções à sua disposição para lidar com o recurso financeiro de forma mais eficiente. As dívidas são um grande exemplo. Elas também são um recurso que precisa ser gerenciado. Negligenciá-la por muito tempo, é um dos maiores motivos que levam empresas à falência.

Então, como gerenciar as dívidas de uma empresa? Quanto mais cedo ela lida com as dívidas, maiores são as chances de elas não causarem nenhum problema. Porém, esta resolução é praticamente a mesma de qualquer recurso financeiro.

Antes de qualquer coisa, é preciso haver um planejamento de como lidar com as dívidas. O gestor começa fazendo um diagnóstico e em seguida elaboram um plano de acordo com as prioridades. Em seguida, ele começa a usar os recursos financeiros que existe a disposição para pagar. Ao mesmo tempo, busca cortar custos no negócio de modo a facilitar o processo. Por último, negocia as condições de pagamento de acordo com os recursos à disposição. É a definição de recurso financeiro.

Portanto, se você quiser saber mais sobre os recursos financeiros de uma empresa, conheça o nosso escritório. Somos uma empresa especializada na recuperação de empresas em falência e podemos ajudar você a otimizar o uso dos recursos antes que seja tarde demais. Então, acesse o site e confira mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *