soft skills e hard skills

Soft skills e hard skills: você sabe como desenvolvê-las?

Se destacar em um processo seletivo e alcançar novos níveis de carreira requer do profissional uma série de qualificações, habilidades e experiências. Assim, o desenvolvimento das soft skills e hard skills é algo fundamental para quem quer ser um profissional completo e que consegue atender a todas as exigências que são feitas atualmente pelas empresas. Descubra o que são essas habilidades e como aprimorá-las nesse conteúdo da Fórmula de Gestão. 

O conceito de soft skills e hard skills

Primeiro, vamos entender o que são soft skills e hard skills. A primeira se refere às habilidades sociais e comportamentais do profissional. Ou seja, aqui a gente está falando da maneira como se comunica e interage com seus colegas dentro do trabalho, como essa pessoa lida com as próprias emoções. Afinal, de nada adianta o colaborador ter um excelente currículo se não consegue atuar em equipe e se relacionar bem com os outros que trabalham na empresa. 


As soft skills também têm a ver com a capacidade de adaptação, visão estratégica e comportamento do profissional diante de desafios e situações adversas. Entre as principais soft skills que mais chamam a atenção dos recrutadores estão: comunicação interpessoal, liderança, flexibilidade, trabalho em equipe, proatividade, resiliência, criatividade, capacidade de trabalhar sob pressão, inteligência emocional, organização e gestão do tempo, entre outras. 

Já as hard skills se referem ao conhecimento técnico do profissional e tudo o que ele aprendeu por meio do estudo formal, dentro de sala de aula. Elas são as competências básicas que um colaborador deve ter para desempenhar a sua função no dia a dia.  Alguns exemplos de hard skills são: cursos técnicos, graduações, especializações, domínio de outros idiomas, operação de sistemas, conhecimento sobre o Pacote Office, etc.

E como desenvolver soft skills e hard skills?

Agora que você já sabe o que são soft skills e hard skills é hora de entender como elas podem ser desenvolvidas. Mesmo intangíveis, é possível aprimorar as soft skills no cotidiano e a organização pode até ajudar nisso também. A empresa pode fomentar o senso de coletividade e de colaboração na equipe; criar uma cultura de feedback para que os profissionais estejam cientes dos seus pontos fortes e do que precisam melhorar; além de promover palestras e workshops para compartilhamento de experiências, por exemplo.

O desenvolvimento das hard skills passa pelo esforço e dedicação do profissional. É primordial investir em treinamentos, cursos, buscar novas fontes de conhecimento e estar atualizado com as últimas novidades do segmento em que atua. Para isso, é preciso fazer cursos de formação e especialização, aprender outras línguas, participar de eventos na área, etc.

Viu como o profissional mais completo e que chama a atenção das empresas é aquele que reúne soft skills e hard skills? Quer desenvolvê-las para conquistar aquela vaga dos sonhos? Nós podemos te ajudar nessa missão! Torne-se um profissional requisitado pelas empresas com o treinamento da Fórmula de Gestão

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