despair, alone, being alone

Minha empresa está falindo! Como recupera-la?

Minha Empresa Está Falindo! Como Recupera-La? Antes de qualquer coisa, é necessário entender como e porque sua companhia chegou a este estado. Dentre as principais características de empresas rumo à falência estão as poucas vendas, os estoques cheios e ausência de capital de giro. Somente após detectar o problema é que se pode dar início a um planejamento. Temos um vídeo que fala melhor sobre os estágios de declínio de uma empresa.

Se a sua empresa vem passando por dificuldades e corre o risco de decretar falência, continue fazendo a leitura deste artigo. Nós listamos 6 dicas de como recuperá-la.

1. Organize o negócio

Antecipando qualquer medida, o empresário deve organizar financeiramente sua companhia como um todo. Assim, ele terá uma noção melhor do que deve ser estruturado e por onde dar início ao seu procedimento de retomada.

2. Reduza as despesas

Se a empresa está falindo, o ideal é reduzir as despesas. Para isso, o empreendedor deve calcular todas as suas despesas mensais, além das suas dívidas – tanto as do negócio, quanto as pessoais.

As mesmas, não só as dívidas, também as despesas comuns, devem ser organizadas por categoria, a análise será muito mais fácil! Em nosso canal no YouTube há um vídeo sobre OBZ que fala sobre ordenar e cortar custos.

A partir daí, determine aquilo que pode ser cortado. Custos como viagens de trabalho, assinatura de pacotes de telefonia (no qual parte dos serviços não é utilizada) são exemplos de despesas desnecessárias que comprometem o orçamento da empresa.

Ações como não deixar as luzes acesas após o expediente também são uma forma de diminuir os gastos.

3. Renegocie seus débitos

Outro passo importante que uma empresa que está indo mal deve dar é entrar em contato com as instituições financeiras para fazer uma renegociação das suas dívidas.

Além disso, é válido ressaltar que, para que as renegociações sejam vantajosas, é necessário que o empreendedor possua um planejamento financeiro. Esse planejamento se faz necessário, pois, no momento da negociação, o empresário conseguirá comprovar que tem condições de saldar os débitos.

Quer receber mais dicas como estas? Então confira as demais publicações do nosso blog!

4. Cautela na demissão de funcionários

O principal equívoco de uma companhia que está prestes a decretar falência é fazer demissões desordenadas de funcionários.

Isso funciona assim, pense: sua empresa está falindo, este é o momento no qual você mais precisará de seus colaboradores, afinal quanto mais pessoas trabalhando em prol de um objetivo (a recuperação da empresa), mais rápido e efetivo será o resultado. É justamente aí que boa parte das empresas nessa situação peca.

Portanto, evite medidas precipitadas. Sua empresa precisa tanto dos seus funcionários, quanto eles dela. Demissões devem ser muito bem planejadas, visando apenas os corte de custo desnecessário.

5. Use a reserva

A reserva de uma empresa serve justamente para momentos como este. Se uma empresa está falindo e não tem mais aonde recorrer, deve fazer o uso deste dinheiro para auxiliar a companhia a sobreviver a esta fase e a captar novos clientes.

6. Inove

Além de adotar estas medidas, não deixe de inovar seu negócio. Busque sempre adaptar a empresa ao mercado, pois este vive em constante mutação. Tal adaptação é importante, visto que quando uma empresa insiste em um único modelo de negócio, está fadada à estagnação.

A empresa deve não só fidelizar seus clientes, mas também conquistar novos. Expanda o seu público inovando em seus produtos e serviços.

Gostou destas dicas? Compartilhe!

O Que Fazer Quando a Empresa Está Falindo?

Apesar de todo o esforço, envolvimento pessoal e profissional, investimentos e parcerias, são muitas as empresas que vão à falência no Brasil. Em 2018, mais de 1400 pedidos de falência foram realizados por empresas brasileiras que acabaram fechando as portas. Neste texto, traremos algumas dicas e sugestões de planos de ação para quando a empresa estiver falindo. Confira!

A Falência de Uma Empresa

A falência de uma empresa acontece quando esta se torna insolvente do ponto de vista financeiro. É uma empresa cujas atividades não geram faturamento o suficiente para o pagamento das dívidas, gerando débitos acumulados com credores. O pedido de falência pode ser feito por um credor ou até mesmo pela administração interna da empresa.

Com a falência, a empresa deixa de operar para vender todos os seus ativos e pagar suas dívidas de acordo com as prioridades legais ou pode entrar em recuperação judicial e continuar operando em caráter diferenciado por 180 dias, em que tentará recuperar sua saúde financeira.

É Possível Sair da Falência

A falência é uma situação bastante desagradável, mas que pode ser evitada através de consultoria em gestão empresarial. Mesmo quando o empreendimento já está em situação bastante delicada financeiramente, uma empresa de consultoria financeira pode atuar diretamente para salvar este negócio.

Com as decisões tomadas de maneira mais assertiva, através da consultoria administrativa financeira, uma empresa pode reduzir custos, cortar gastos, ampliar eficiência e receber investimentos externos que irão garantir a sua solvência financeira e ampliar a sobrevivência deste empreendimento no mercado.

Aporte no Mercado Financeiro

Uma das melhores e mais rentáveis formas de escapar da falência e solucionar uma crise administrativa é receber investimentos do mercado financeiro. A empresa de consultoria possui parceiros no mercado especializados em investir em empresas que estão em vias de falir, de forma a devolvê-las a capacidade de gerar valor novamente, recuperar seus ativos e voltar a dar lucro.

Quer saber como este aporte pode chegar à sua empresa? Leia outros de nossos artigos!

O Que Fazer Diante da Falência

Quando a falência for iminente e aparentemente inevitável, é preciso, principalmente, priorizar o pagamento de dívidas a credores, cortar ações deficitárias (reduzir pessoal, diminuir gastos, eliminar despesas desnecessárias e desperdícios, vender ativos) e, principalmente, procurar uma empresa de consultoria empresarial.

Afinal, muitas empresas têm processos administrativos viciados e ineficientes que levaram à situação de falência e também irão impedir os gestores de tomar as decisões necessárias estrategicamente, visto que lhes faltam dados e uma visão mais ampla da empresa. Algo que a consultoria administrativa financeira pode ajudar a sanar.

Para Salvar o Empreendimento

Diante de uma provável falência, é muito importante agir com cautela e não abrir processo judicial de falência no primeiro momento. Primeiro, conte com a consultoria empresarial para salvar o seu empreendimento com aporte de players do mercado financeiro e fundos de investimento que ajudam a salvar as empresas da falência. Esta pode ser a injeção de recursos que o negócio precisa para voltar a lucrar.

Entre Em Contato Conosco

Se você está nesta difícil situação e não deseja que sua empresa vá realmente à falência, conheça a solução em consultoria empresarial que oferecemos a você. Acesse nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *