metodologia

Método ALFA: Ações Limiares Flexíveis e Adaptáveis, a metodologia criada na prática, em campo, lapidada pelos anos, que é o diferencial da nossa empresa.

Nossa Metodologia

Por que a fórmula de gestão?

Somos uma consultoria que preza as características únicas de cada empresa. Não somos uma consultoria onde o cliente é só mais um cliente. Temos a dimensão certa para que cada cliente seja atendido de maneira singular.

Cada cliente da Fórmula de Gestão recebe, durante o processo de atendimento, em determinados momentos, a atenção direta do nosso CEO, o Álvaro Marcos.

CORPO EXECUTIVO

Todos os projetos são executados pelo corpo executivo da Fórmula de Gestão,  geralmente envolvendo dois executivos e um coordenador por cliente, que são profissionais de alta performance, conectados diretamente tanto ao time de suporte da Fórmula de Gestão, como ao nosso CEO, em conversas diárias e constantes análises de relatórios de controle e documentação dos processos aplicados, fazendo com que a metodologia da Fórmula de Gestão seja embasada em processos científicos, monitorados, controlados e debatidos constantemente. 
A qualidade do trabalho, bem como a proximidade e o comprometimento de todo o staff da Fórmula de Gestão com cada empresa cliente, é o nosso maior diferencial.

METODOLOGIA

A capacidade de lidar com problemas

Os anos de trabalho na área e as diversas experiências e dificuldades superadas geraram uma série de ações que se provaram eficazes. Toda essa expertise foi juntada em em uma metodologia que foi chamada de ALFA, que significa Ações Limiares Flexíveis e Adaptáveis.

De forma bem resumida, significa o posicionamento de limites temporários ou definitivos e customizáveis em determinados departamentos e centros de custo visando o reequilíbrio dos mesmos dentro do cenário financeiro da empresa. Nossa metodologia é cíclica e controlada, tendo começo, meio, fim e recomeço, de modo a corrigir o curso de declínio, horizontalizá-lo e posteriormente direcionar a empresa para o crescimento.

Como podemos ajudar
sua empresa?

Infelizmente é muito comum vermos empresas com graves problemas de caixa. No decorrer da trajetória, começam os desencaixes financeiros. Faz se uma tentativa de cobrir o buraco do desencaixe com empréstimos bancários, geralmente com juros altíssimos. Começa um ciclo de afundamento do caixa da empresa.
Aí imprevistos acontecem: uma compra errada; um estoque mal gerido, uma decisão de compra incorreta, um investimento de expansão sem os cuidados necessários, vendas que geram prejuízo, entrada de concorrência no mercado, processos trabalhistas que acabam gerando a necessidade de mais e mais empréstimos. Os problemas aumentam, a empresa deixa de pagar impostos. Em seguida, perde o crédito nos grandes bancos, e tem que procurar crédito em bancos de atacado. A empresa se alavanca, e passa a dever tudo que fatura, e com a continuação desse ciclo vicioso, passa a dever duas, três e até quatro vezes o que fatura.  

O empresário não vê salvação, descobre um lado para cobrir o outro, e o cobertor vai ficando menor a cada dia. 

Nesse momento é que a Fórmula de Gestão pode ajudar a empresa. Inicialmente, o nosso corpo executivo faz um estudo de caso. Esse estudo traz um diagnóstico da empresa: o que a levou a essa situação; que medidas devem ser tomadas e em quanto tempo, em média, vai se levar até um determinado ponto de recuperação. Esse estudo inclui uma profunda análise de todos os processos financeiros da empresa com o principal intuito de calcular a margem financeira. Essa margem é calculada levando em conta o percentual de EBIT, o ciclo de vendas, a análise das garantias comprometidas, os últimos 5 DREs, enfim todos os cálculos necessários para se descobrir se compensa, em uma linha de tempo, a aplicação de um plano de recuperação da empresa, o que também chamamos de Turnaround. 

A JORNADA DO CLIENTE

No primeiro contato com a empresa, a nossa equipe faz uma análise prévia da viabilidade de recuperação da empresa, conhecendo seus pontos fracos e analisando suas características, para poder fazer uma proposta condizente com a realidade da empresa e do empresário.

ESTUDO DE CASO

Uma vez que a empresa aceite a proposta, faz-se um profundo estudo de caso com o intuito de encontrar com precisão a

graduação de importância de cada departamento, de cada ativo, de cada produto e o impacto de cada um deles nos resultados da empresa.  

RECORTE ESTRATÉGICO

Essas medidas são necessárias para o início do Turnaround e tem que ser feitas em um espaço curto de tempo, pois, muitas vezes, uma pequena diferença de tempo em qualquer medida pode ser extremamente danosa ao processo. 

Muitas vezes se faz necessário propor a venda de ativos, a eliminação ou readequação de departamentos de acordo com essa graduação e necessidade dentro da estrutura.

SUPORTE PARA TOMADA DE CRÉDITO

Após a otimização gerada pelo recorte estratégico, os executivos da consultoria tem uma possibilidade maior de restabelecer o caixa da empresa pois o passo anterior cria a possibilidade da confecção de um plano de reestruturação, que pode ser apresentado aos parceiros financeiros da Fórmula de Gestão, como FIDCs e Securitizadoras, para atrair o fomento necessário para recuperar a saúde do caixa da empresa.
Esse cenário também permite definir com clareza com quais fornecedores e de que forma serão renegociados os débitos da empresa.

Receita Não operacional

Nesse momento também busca-se as possibilidades de Receitas Não Operacionais, como a recuperação de tributos através de parceiros jurídicos, que podem oferecer os mais diversos serviços, como:

MONITORAMENTO DE CAIXA

O controle do caixa é feito no dia-a-dia, monitorando as operações D+30, D+60, D+90 e D180. Todas as saídas são controladas através de APs, que são Autorizações de Pagamento, e consolidadas mensalmente em uma reunião chamada OMP, que é o Orçamento Mensal Participativo, onde todos os heads da empresa são conscientizados da situação da empresa e participam do processo de recuperação.
Nesse sentido, o controle é feito diariamente, mensalmente, semestralmente (com a reunião de Orçamento Semestral), e ao final de cada ano de exercício é realizado também um Orçamento Base Zero (OBZ), com o intuito de revisitar a estrutura financeira da empresa como um todo, com a cultura do limiar, prática largamente adotada por empresas robustas e exemplares, que são referência mundial em gestão.

GERENCIAMENTO DE VENDAS E PRODUÇÃO

Os processos de vendas são revistos e otimizados, redesenhando se necessário as estratégias e motivando a equipe de vendas, cuja performance passa a ser monitorada  através de KPIs.

É feita também uma análise da produção, com a eventual realocação de máquinas, processos e pessoas, de forma a ajustar a saída de produtos ao esperado aumento das vendas, sem deixar de analisar e ajustar também a logística depois que o produto sai da linha de produção e precisa chegar ao seu destino, com a preocupação de enfrentar as situações de sobrecusto de movimentação para pouco volume de mercadoria, por exemplo.

Todos os heads da empresa são conscientizados da situação da empresa e participam do processo de recuperação, bem como se busca o envolvimento de colaboradores, através de palestras de incentivo e conscientização, buscando reunir em uma mesma iniciativa a inteligência de gestão e a motivação.

ÚLTIMA JANELA DE OPORTUNIDADE

Na eventualidade de uma inviabilização da recuperação da empresa, sem a proteção da justiça, contra credores mais agressivos, a Fórmula de Gestão atua em paralelo com parceiros jurídicos de longa data de relacionamento e confiança, que por sua vez iniciam um processo de recuperação judicial, e conseguem excelentes deságios de dívida, viabilizando a reestruturação e permitindo um prazo razoável para o sucesso. 

Essa é uma medida drástica, que ganha tempo para a empresa e exige muita determinação de todos os envolvidos. Se o plano de recuperação for seguido à risca, e as propostas da consultoria forem executadas em todos os seus detalhes, as chances da empresa se recuperar se multiplicam.

CONCLUSÃO

O processo de um Turnaround, se levado a cabo e por completo, pelo tempo que for necessário, pode levar uma empresa, que estava indo em direção à falência, a ganhar sobrevida, e reinventar-se. Essa empresa pode então colocar-se de volta no caminho para o futuro, e voltar a crescer.

Nossas soluções cobrem as possibilidades que começam nos primeiros desencaixes financeiros até a proteção jurídica. Se você identificou uma característica familiar na sua empresa, ou uma solução que poderia ser aplicada ao seu negócio, ou ainda, conhece alguma empresa com características similares, fale conosco.

O nosso espectro de atendimento contempla, por motivos de investimento e risco, empresas que faturem um mínimo de 5 milhões de reais por mês.

Contato