Prática Consultiva

O desenvolvimento comercial consiste em diferentes tipos de ações que visam aumentar a lucratividade da empresa.

Desenvolvimento Comercial

Essa otimização holística é aplicada em duas etapas: inicialmente com uma análise da linha de produtos quanto ao seu retorno, a concorrência, ao fluxo e ao volume de vendas. Em um segundo momento, o time de vendas é readequado e estimulado na direção certa para aumentar as vendas dos produtos e inflar o caixa da empresa. Esse passo é essencial no processo de Turnaround.
O desenvolvimento comercial consiste em diferentes tipos de ações que visam aumentar a lucratividade da empresa, o que não significa obrigatoriamente um aumento no número de vendas ou de vendedores, mas uma dedicação especial aos produtos que tem uma melhor margem de contribuição, com um olhar especial para o lead time do produto e para a curva ABC. Além disso, há um estudo de performance do time de vendas e uma otimização do mesmo.

OBZ

A prática do OBZ, ou Orçamento Base Zero, é o resultado da prática de OMPs, que são mensais. É a revisão anual de cada centro de custo da empresa, estabelecendo o seu limiar e adicionando elementos com o intuito de deixar o custo sempre no mínimo, renovando e renegociando anualmente cada contrato e otimizando custos e despesas. É aplicado ano após ano, em cada centro de custo, e deve ser uma prática perene.

 

Gestão de Crise

Estabelece o envolvimento de toda a empresa na visualização dos problemas, a conscientização dos stakeholders e credores para que se possa ter suporte nas decisões tomadas com o intuito de recuperar a empresa, que pode envolver cortes, rompimento de contratos e renegociações de dívidas. O processo funciona melhor se a prática de comunicar e envolver o time tanto nos problemas da empresa, quanto nos KPIs para resolvê-los, for feito com alguma frequência.

 

OMP

O Orçamento Mensal Participativo é uma reunião que envolve todos os heads de todos os centros de custos para uma leitura de todo o gasto do mês passado e a projeção de gasto do mês futuro, com o intuito de controlar e planejar os custos, gerando assim uma consciência de cada participante quanto à qualquer pagamento feito em seu departamento.
Um ponto importante são as autorizações de pagamento (APs) que cada líder de departamento tem que fazer a cada pagamento, de modo a aumentar o controle das saídas.

 

Recorte estratégico

Um realocamento de pessoas, produtos e departamentos, envolvendo inclusive filiais, depósitos, ativos, enfim tudo que impacta a performance financeira da empresa. É um dos passos essenciais na correção de trajetória da empresa em tempo hábil para sua recuperação. É feito durante todo o processo de um Turnaround e basicamente pode remoldar a empresa.

Renegociações

A apresentação de um plano de recuperação, para a renegociação com credores, é essencial para ajustar as demandas financeiras de uma empresa em recuperação. Renegociar prazos, valores, devolução de estoque excedente, priorizar as renegociações de insumos essenciais. É importante renegociar desde o começo do processo para se fixar o horizonte de compromissos a serem honrados e o prazo necessário.

 

Liderança Gerencial

Alinhar o corpo diretivo e gerencial da empresa com a causa maior de sua recuperação, através de treinamentos, reuniões e ou palestras que estimulem o posicionamento mental necessário para lidar com o processo da maneira mais eficiente possível.
Uma vez que a empresa é formada por pessoas, a liderança é essencial para envolver todos os participantes. Esse processo é necessário durante toda fase de recuperação da empresa.

 

Reestruturação Processual

Alteração e otimização dos modelos de processos produtivos de uma empresa após o recorte estratégico, para uma readequação dos mesmos, visando eficiência e eficácia com a redução de custos necessárias para contribuir com mais agilidade a fim de reduzir o Lead Time e o CMV. Em concomitância com as outras ações, é importante desburocratizar e descomplicar os processos internos logo no início do Turnaround.

 

Reestruturação do Processo de Vendas

Mapear e entender toda a cadeia do ciclo de vendas, que começa com o primeiro contato entre empresa e cliente até a entrega do produto vendido, procurando e  eliminando gargalos e desperdícios ao longo do caminho, bem como fazendo ajustes de saída de produtos e análise de contratos de logística de entrega, a fim de otimizar o processo e evitar custos desnecessários.

 

Suporte da Liderança

Alinhamento de estratégias com a liderança da empresa para que a mesma dê respaldo e suporte às decisões tomadas pela consultoria e auxilie na aplicação das mesmas, se tornando, ela  mesma como liderança, uma porta voz da mudança, reafirmando essa posição perante colaboradores e stakeholders. Isso se dá logo no início do processo com o apoio incondicional do CEO ou propritário da empresa, para que o consultor tenha poder de derrubar objeções internas.

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