Antecipação de duplicatas

Você conhece a antecipação de duplicatas? Esta é uma solução que pode ajudar a sua empresa a ter mais capital de giro, garantindo mais recursos no curto prazo. Mas, será que esta é uma opção que realmente vale a pena?

Este post vai ajudar você a entender tudo sobre a antecipação de duplicatas, abordando assuntos como:

  • O que são as duplicatas?
  • O que é a antecipação de duplicatas?
  • Como funciona a antecipação de duplicatas?
  • Qual é a vantagem da antecipação de duplicatas?
  • Vale a pena fazer a antecipação de duplicatas?

O que são as duplicatas?

Duplicata é um termo bem antigo, do ponto de vista financeiro e empresarial. Porém, ele não é o que parece, e não significa uma simples “cópia” de algo. Neste contexto, a duplicata é um título de crédito emitido por um credor. Ao aceitá-lo, o devedor se compromete em fazer o pagamento do valor dito no documento.

O que é antecipação de duplicatas?

Então, a antecipação de duplicatas é um processo em que a empresa que vai receber o valor, pode fazer a venda do mesmo, de modo receber o dinheiro imediatamente. É mais um dos modelos de antecipação de recebíveis e, como tal, deve ser usada com bastante cuidado.

Assim como qualquer operação financeira, ela pode ajudar a empresa a trazer mais capital no presente, aumentando o capital de giro, por exemplo.

Como funciona a antecipação de duplicatas?

O processo de antecipar duplicatas é relativamente simples. Se a empresa tem uma duplicata a receber, ela pode entrar em contato com qualquer agente financeiro, normalmente um banco e oferecê-la a ele. O banco então, passa a cobrar juros sobre a operação.

Se não ocorrer o pagamento, a empresa precisa arcar do próprio bolso o valor a ser pago e entregá-lo ao banco. Isso significa que é necessário tomar dois grandes cuidados.

O primeiro é quanto à segurança do pagamento. É preciso ter bastante confiança de que o mesmo será feito, visto que a empresa precisa arcar com qualquer inadimplência.

Além disso, também é preciso ficar atento ao fluxo do caixa da empresa. O dinheiro que entraria no futuro, passa a ser recebido no presente. Então, cabe fazer um estudo detalhado da viabilidade desta operação.

No nosso blog você encontra outras formas de antecipar recebíveis, para encontrar a que mais faz sentido para seu negócio.

Vantagens da antecipação de duplicatas

Contudo, não seria uma operação tão procurada se não tivesse suas vantagens. A primeira, evidentemente, é a possibilidade de a empresa fazer dinheiro em caixa, visando escapar de certas dívidas ou trazer mais flexibilidade para a tomada de decisão.

Além disso, é uma operação que costuma ter taxas muito menores do que um empréstimo ou um financiamento, podendo ser uma ótima solução dependendo do caso.

Vale a pena fazer a antecipação de duplicatas?

Portanto, de modo geral, a antecipação de duplicatas é uma operação que pode ser bem valiosa. Como vimos acima, ela apresenta certas vantagens e certos riscos, como qualquer operação financeira.

O interessante é saber que ela é uma possibilidade de estudar todas as opções que sua empresa tem a disposição, de modo a entender qual é a que mais faz sentido do ponto de vista do negócio.

Entre em contato conosco

Quer entender mais sobre como antecipar duplicatas? Então entre em contato conosco, tire suas dúvidas e confira se esta é a solução ideal para seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *