Compra de carteira de recebíveis

Você sabe o que é compra de carteira de recebíveis? É uma opção para livrar empresas que sofrem com clientes inadimplentes. Neste artigo, vamos mostrar como funciona essa modalidade de recuperação financeira. Acompanhe!

O que é a compra de carteira de recebíveis?

A compra de carteira de recebíveis é uma transação de dívidas, praticada por empresas que, atualmente, obtêm prejuízo com as contas vencidas. Também conhecido como vendas de carteiras em atraso (“Non Performing Loans” ou só NPL), esse mercado estimula as partes envolvidas em virtude dos benefícios da compra e venda dos recebíveis.

Imagine uma empresa que esteja sofrendo com diversos clientes inadimplentes. O número de não pagadores cresceu tanto que o caixa da empresa já está comprometido. Se ela encontrar compradores para suas dívidas, ou seja, se vender sua carteira de recebíveis, ela tem uma opção para não sofrer financeiramente. Ao vender a carteira, obtém crédito para continuar as suas operações de forma saudável.

Enquanto isso, a empresa compradora dos recebíveis pode operar melhor na cobrança, pois possui tecnologia, estratégias e métodos mais eficientes para recuperar créditos. Toda a estrutura dessas empresas já é voltada para conseguir quitação de contas.

Como acontece a compra da carteira de recebíveis?

Os vendedores da carteira de recebíveis são chamados cedentes, enquanto os compradores são cessionários. A transação é feita por meio da transferência de todos os riscos dos créditos vencidos, que passam dos cedentes para os cessionários.

O processo é todo regido por lei. No Código Civil Brasileiro, a partir do artigo 286, estão dispostas as regras para a transferência de uma dívida para um terceiro. O cessionário terá o direito de realizar ações de cobrança e ainda inserir o nome do inadimplente em órgãos de proteção ao crédito. Sendo assim, quem cede a dívida não se responsabiliza mais pela cobrança.

Benefícios para as empresas

As empresas possuem mais benefícios na negociação, pois deixam o caixa da empresa mais saudável. Livram-se de clientes que podem trazer prejuízo e buscam práticas melhores para evitar a inadimplência. As empresas especialistas em cobrança têm mais recursos para obter a quitação das dívidas.

Benefícios para o consumidor

O consumidor, sobretudo o que procura cumprir seus pagamentos, também tem vantagens com a compra de carteira de recebíveis. Normalmente, ele tem mais recursos para a negociação e, com isso, também acabam sendo influenciados a procurar pelas práticas de quitação de débito.

Benefícios para o mercado

O mercado como um todo tem muitas vantagens com o mercado de compra e venda de carteira de recebíveis. Primeiro, que a inadimplência é reduzida quando há muita negociação de dívidas. Com menos dívidas, há mais consumidores com crédito para gastar e mais dinheiro para o mercado e a indústria realizar investimentos. Portanto, os benefícios são para o próprio país.

Tendências em compra de carteira de recebíveis

No começo da década, o mercado de negociação de recebíveis vencidos era de R$ 6 bilhões, segundo levantamento da RCB. Em 2015, já passava dos R$ 20 bilhões, mesmo desconsiderando alguns setores, como o imobiliário.

A tendência para a compra de carteira de recebíveis é alta no Brasil, porque muitas empresas já perceberam as muitas vantagens da transação. Elas agora têm mais uma opção para reencontrar as boas práticas financeiras.

Caso você esteja interessado em outras estratégias de recuperação financeira, conheça nosso trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *