Compra de recebíveis vencidos

A compra de recebíveis vencidos tem sido uma ação frequente no mercado, pois permite que empresas não sofram prejuízos com os débitos não recebidos. É uma opção para proteger o patrimônio do negócio, ao mesmo tempo que as dívidas são passadas para uma empresa com estrutura de cobrança mais eficiente.

O que é venda de recebíveis vencidos?

Recebíveis vencidos é o termo técnico para as dívidas que os clientes não pagaram. Em inglês, é chamado de Non-Performing Loan (NPL). A compra de recebíveis vencidos, ou de NPLs, é uma opção para assumir a carteira de débitos de clientes de uma empresa.

A negociação é feita para que uma empresa passe os débitos para outra, de modo que não tenha mais responsabilidade sobre a cobrança. Vamos entender mais como isso acontece.

Como funciona a compra de recebíveis vencidos

Como em qualquer negociação, há um comprador e um vendedor. No caso do mercado de NPL, o vendedor, que cede a dívida, é chamado de cedente, e comprador é o cessionário. A negociação deve ser feita sob regulamentação do Código Civil Brasileiro, que permite a substituição do credor.

Após a negociação, o cedente já não possui qualquer relação com o cliente em débito. A responsabilidade pela cobrança é do cessionário, que pode executar ações de cobrança, tanto judiciais, quanto extrajudiciais.

Além disso, tem permissão para negativar o nome do cliente em bancos de dados de consumidores, como Serasa.

Quais os benefícios da compra de recebíveis vencidos?

As empresas podem optar por vender os recebíveis vencidos quando o custo para a cobrança já está se tornando alto. Ao repassar as dívidas, podem organizar melhor as finanças, enquanto as dívidas ficam sob responsabilidade uma empresa estruturada para esse fim.

No cenário de inadimplência em recorde como o brasileiro, é importante contar com meios para não evitar prejuízos. As empresas que vendem seus recebíveis vencidos podem ter mais liquidez no caixa e mais crédito para investir em novas soluções para o negócio.

Falando em termos estruturais do mercado, é possível ter um ambiente mais propício à negociação. As empresas, de uma forma geral, têm mais dinheiro para investir no mercado, gerar empregos, enquanto o país atrai investidores.

Como sei se devo vender recebíveis vencidos?

Há alguns sinais que indicam se a venda de recebíveis vencidos é uma excelente opção para sua empresa. A primeira é o fato de o caixa estar afetado pela inadimplência dos seus clientes. Caso o número de não pagadores for muito grande e em constante crescimento, é hora de considerar essa opção.

Além disso, a venda de recebíveis vencidos também é excelente para empresas que não obtêm benefícios da própria cobrança de crédito. Ainda que muitas possuam uma estrutura para cobranças, nem sempre o esforço está valendo a pena. Este é outro sinal de que a venda pode ser a melhor alternativa.

Mas o principal sintoma é a existência de dificuldades financeiras, em razão dos recebíveis vencidos. Se sua empresa passa por necessidades, é hora de considerar o repasse da carteira de dívidas.

Convidamos para conhecer o nosso site com todas as opções para recuperação financeira de empresas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *