Renegociação de dívidas

20190509-tfafro-o-grupo-de-afinidade-racial-de-tozzini

Renegociação de dívidas: a reestruturação do quadro devedor considera, com prioridade e como balizador das ações, a realidade econômica e financeira da empresa, sobretudo para criar  negociações que possam, nos prazos realisticamente estipulados, serem cumpridas.

É preciso considerar  um amplo espectro de mercado e soluções. Por vezes, a transferência de dívidas, a realocação entre as diversas entidades financeiras entre outras que podem ter o nível de complexidade de uma reengenharia financeira, e que é o que diferencia empresas saudáveis de empresas que ainda estão em desequilíbrio.

 
Pode ser feita por especialistas em negociação podendo ou não ocorrer no âmbito jurídico, respaldado por profissionais com conhecimentos legais para evitar consequências indesejadas para a empresa e para o empresário. Ter um negociador externo atuando dentro da empresa traz um diferencial estratégico, uma vez que esse profissional está desvinculado de relacionamentos anteriores com fornecedores que porventura tenham se tornado credores.
É importante calcular com precisão o prazo necessário para o pagamento de juros e a quitação do valor principal de forma sustentável, sem prejudicar os stakeholders, mantendo a credibilidade da empresa no mercado e, primordialmente, fazendo o possível para evitar que a empresa sofra qualquer tipo de bloqueio.

Isso permite que a empresa dê continuidade a processos essenciais para a sua existência e ganhe tempo para a sua plena recuperação.
Cada tipo de credor deve receber um tratamento negocial especializado, pois alongamentos de prazos e reduções de endividamento funcionam de forma distinta para instituições financeiras e para fornecedores, de matéria prima e de serviços, tanto quanto para terceiros e funcionários.
O negociador experiente conhece a forma correta de abordar cada tipo de credor, sua importância para a operacionalidade da empresa, e negocia com cada um deles visando a continuidade do negócio.

debt recovery (1)

contato